quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pop escrito ao contrário é Pop - 2

Senhoras e senhores, em julho desse ano postei similaridades das carreiras de Kelly Key e Anitta (Pop escrito ao contrário é Pop).

Recentemente, Anitta lançou o segundo single que está tocando nas melhores (sic) rádios do Brasil. A canção "Não para" tem um clipe mostra a própria Anitta "mostrando para o que veio" e tomando o lugar de uma cantora pop loira fictícia com nome Talitta. Mensagem subliminar? Não... eles não teriam tamanha capacidade, mas que é estranho é.

O que me motivou fazer essa parte 2 sobre Kelly Key e Anitta são os refrões do segundo single de ambas. No caso de Kelly Key, a música "Cachorrinho" traz o repetitivo refrão:

Vem aqui que agora eu tô mandando
Vem meu cachorrinho, a sua dona tá chamando(4x)

Enquanto que "Não para" Anitta vem com um refrão assustadoramente convidativo:

Vem que a gente vai mostrar para o que veio

Vem que a gente vai mostrar para o que veio
Vem, que no final a gente chega e pega fogo
Pode chegar e não para

Após está outra grande coincidência, vou lançar abaixo algumas previsões para os próximos anos de Anitta além de algumas que já fiz no primeiro texto sobre o assunto. Assim que as coisas  forem acontecendo vou postando se acertei ou não...


Previsão
Certo
Errado
Gravação de single em espanhol ou inglês em 2013/2014


Lança música com apelo infantil  - 2014


Lança DVD Ao Vivo no Maracanã - 2015


Troca os produtores e se “reinventa”


Deixa a Warner - 2017


Ouro de tolo


A expressão "ouro de tolo" ficou conhecida por designar um mineral chamado pirita cujo aspecto dourado pode ser confundido com o do ouro.

Este texto, porém, não vai explicar porque a pirita é confundida com ouro, mas sim tentar desvendar uma lenda que costuma ser difundida mundo afora sobre a composição do troféu da Copa do Mundo. Na última semana, a taça iniciou sua turnê ao redor do planeta e diversos meios de comunicação destacaram a cobiçada jóia que, para as seleções que disputarão a Copa de 2014, significa a máxima glória possível de se obter nos gramados de futebol. Para os não tão amantes do futebol, a peça chama atenção pelo luxo.

Em reportagem do G1(link), por exemplo, a taça é descrita como uma peça de "Quase 37 centímetros de altura. Pouco mais de seis quilos." e, logo em seguida, conclui: "Feita em ouro maciço. Dezoito quilates". 

É aí que a coisa fica mal explicada. Maciça? Ouro 18 quilates? seis quilos?

Talvez se a taça fosse de chumbo o absurdo ficaria mais claro ao senso crítico da maioria das pessoas. Álias, para efeito de comparação, uma taça de chumbo maciço pesaria menos que uma de ouro 18 quilates.

Não é novidade que essa informação já foi contestada por alguns cientistas há alguns anos, mas não encontrei nenhuma explicação mais a fundo. Por isso, como bom contestador, eu mesmo resolvi fazer a minha estimativa com os dados da própria reportagem e cheguei a conclusão descrita abaixo.



Densidade do Ouro 18 Quilates
16,5 g/cm3
Altura da Taça
36,8 cm (medida oficial)
Diâmetro do círculo superior
~15,5 cm (estimado)
Largura da base
~6,2 cm (estimado)
Altura da base
~16,7 (estimado)
Volume da bola
1287 cm3
Volume da base
635 cm3
Massa total
~32 kg

A medida tomada como base para os cálculos foi a altura da taça. Todas as outras foram estimadas através das medidas mostradas pelo Word. Contestável? Certamente sim, mas de qualquer forma o erro não se propagaria de forma tão grande a ponto de chegar num peso final de 32 kg, muito além dos 6 kg declarados.

Como se pode ver o resultado obtido foi subestimado visto que a base da peça foi descartada do cálculo.


E então? Pirita? Eis o nosso Ouro dos tolos.