terça-feira, 10 de abril de 2012

Eu não sou essa pessoa.

Mais uma vez venho falar um pouco do Facebook, e o título desse post ilustra o tema desse meu post: "Eu não sou essa pessoa."

Eu acho essas redes sociais legais de várias maneiras. Elas nos mantêm conectados com aqueles amigos que nós acabamos perdendo contato, amigos que compartilham e divulgam idéias novas ou boas velhas idéias que chamam nossa atenção. Em suma, as redes sociais cumprem o papel para o qual elas foram criadas, o de entreter e (em menos vezes) informar.

O que me faz pensar às vezes é que sem querer (ou não) algumas pessoas substituem o mundo virtual do Facebook pelo mundo real.

O primeiro problema de se fazer isso é que serão formados falsos conceitos das pessoas, ou preconceitos baseados pura e simplesmente na interpretação equivocada de palavras ou imagens. Só isso já torna esse tipo de formação de juízo questionável. Talvez isso já tenha acontecido comigo, mas eu gosto de crer que só pelo fato de eu ter detectado este tipo de juízo de valor, eu estou menos propenso a fazê-lo.

O segundo problema é o que mais me preocupa. Ele é na verdade o oposto do primeiro porque acontece quando o(s) individuo(s) forma(m) uma opinião positiva ou favorável de uma pessoa que, no caso, pode ser eu mesmo. Esses dias eu tentei ver meu perfil com uma certa imparcialidade. É claro que é uma imparcialidade limitada, mas de qualquer forma a conclusão que eu cheguei intitula esse post: "Eu não sou essa pessoa".