segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Educação e o Liberalismo

Este post é na verdade uma resposta ótimo post Meu antigo post e a utopia socialista


Eu sempre simpatizei com os ideais básicos socialistas de igualdade. Até hoje não sei se escolhi isso por conhecer pouco a fundo as bases deste sistema ou por conhecer demais as incoerências e falhas do capitalismo.

De qualquer maneira, acho que o vídeo abaixo é uma isca intelectual (expressão roubada do Café Brasil) para refletirmos até que ponto o sistema dominante é o ideal, ou é produto natural de anos de uma formação que valoriza o trabalho intelectual acima do artístico ou manual.

Este post não é uma crítica, apenas uma sugestão para o leitor.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O problema é que o alicerce dos argumentos contrários ao socialismo estão baseados no fato de que o "socialismo" da forma que existiu no século passado foi um desastre, um atentado à liberdade individual, uma retaliação às atividades criativas. Entretanto a palavra utopia ainda é pejorativamente utilizada para descrever o ideal de igualdade.

    Peraí? A coisa existiu ou é utopia? Se é utopia nunca existiu logo não há argumentos contra baseados em fatos. Se existiu simplesmente não foi socialismo, mas ditaduras disfarçadas. Assim como incontáveis republiquetas liberais "prósperas" que são meramente peças do jogo capitalista que exige que haja ricos e pobres para se sustentar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. http://pt.wikipedia.org/wiki/W%C5%82adys%C5%82aw_Szpilman

    "o livro foi censurado..."

    ResponderExcluir
  5. Quer censura maior do que desvalorizar o trabalho criativo como profissão? Ou você vai me dizer que quem faz alguns cursos de humanas não são acabam tendo menos oportunidades de emprego e com remuneração bem inferior?

    O capitalismo não censura, mas cerceia. O que no fim é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir