quarta-feira, 9 de julho de 2014

Copa II


Há exatos 30 dias, eu projetava o que seria a Copa no Brasil destacando os problemas nos preparativos e os sentimentos que o futebol desperta em nós brasileiros.

Ontem, a perspectiva do hexa morreu em derrota para a Alemanha no que foi um jogo excepcionalmente fora dos padrões de uma semifinal de Copa, fora dos padrões de um jogo do Brasil. Hoje a Argentina confirmou sua participação como finalista do campeonato vencendo o sempre vistoso e inovador selecionado holandês.

Perdemos, acreditem, dentro de campo e não fora dele.

Muitos falam de vergonha, raiva, tristeza, incompreensão com o "apagão" dentro de campo. Alguns tentando demonstrar lucidez retomam o espírito pré-Copa de revolta com a falta de saúde e educação, os verdadeiros vexames nacionais. Outros, como eu, tentam fazer piada e rir com o que tem sido uma belissíma Copa dentro e fora de campo.

Pensei bastante sobre tudo que se passou nesse último mês histórico e cheguei, não por acaso, à sete conclusões:

Primeiro: Não sinto vergonha pela derrota seja ela pelo placar que for e vou torcer pelo 3o Lugar. A Alemanha conquistou essa posição nas últimas duas Copas e assim construiu esse time fantástico.

Segundo: Vergonha eu sinto ao pensar que Chile e Colômbia foram recebidos como heróis nos seus países enquanto nós insistimos em encontrar culpados entre os nossos.

Terceiro: Vergonha eu sinto ao ter visto a torcida japonesa limpar as arquibancadas de um estádio mesmo depois de uma derrota de sua equipe em campo.

Quarto: Vergonha eu sinto ao ver os alemães exaltando o futebol brasileiro sem qualquer tentativa de diminuir ou denegrir nossa reputação dentro dos gramados. Provavelmente, nossa recíproca não seria verdadeira. 

Quarto: Futebol brasileiro ainda é pentacampeão mundial. Uma derrota como essa em casa só torna as cinco conquistas mais valorosas. 

Quinto: Desta vez, não há algozes pelas razões explicadas no quarto item. A Alemanha foi competente em campo, humilde fora e, na medida do possível, misericordiosa conosco.


Sexto: Desta vez, não há culpados também. Felipão ainda é o professor do penta e ponto final. Infelizmente dessa vez não deu e ele sabe que falhou.

Sétimo: A Copa no Brasil foi legal demais pra ficar a lembrança de tristeza no final.

P.S.:Obrigado Oscar! Pelo menos não foi de zero, isso é importante pros nascidos na terra do futebol.

Até 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário