quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Minha 3a Série



O ano de 1996 foi marcante pra mim. 

No auge dos meus 9 anos a vida era um pouco mais fácil e as preocupações um pouco menores. Se a professora de Ciências tinha fama de rígida, as provas bimestrais da professora de Português e Estudos Sociais não ficavam para trás no pavor que me causavam. Preocupações pequenas pra um homem de 28 anos, mas enormes pra um garoto da 3a série B.

Foi em 1996 que descobri as eleições e a forma com que a política tem consequências na vida das pessoas. As campanhas naquela época eram diferentes, e não menos ruins do ponto de vista de quem precisa decidir quem escolher como representante. Lembro bem de um "showmício" em 1998 com o grupo Soweto e Oscar Schimdt distribuindo bolas de basquete num palanque liderado por nada menos que Paulo Maluf que naquele ano era candidato (vencido) ao governo do estado.

Se Paulo Maluf não foi eleito em 1998, muito disso deveu-se aos fatos que ocorreram em 1996 e aos quatro anos seguintes em que a disputa pela prefeitura de São Paulo confrontou Celso Pitta, do extinto PPB, e Luiza Erundina, na época no PT.


O então candidato Celso Pitta era o preterido do prefeito Paulo Maluf, enquanto Luiza Erundina tentava voltar ao posto perdido nas eleições de 1992.

O projeto mais marcante daquela campanha foi o famigerado Fura-fila. Algo parecido com o monotrilho que (ainda) não temos em funcionamento.

Os jingles de ambos os lados tomaram conta dos corredores da escola e nos recreios daquele ano de 1996. 

Não teria sido tão marcante se não fosse a constatação de que numa classe com cerca de 25 alunos apenas 2 ou 3 "votariam" na candidata Luiza Erundina. Sob a ótica atual, é quase óbvio que numa escola particular de classe média o candidato da situação seria mais bem aceito.

O problema é que Celso Pitta seria eleito e se tornaria um dos políticos com a carreira mais estranha e conturbada que eu conheci. A formação acadêmica cheia de nomes famosos e o padrinho político levaram o economista carioca até o comando do Palácio das Indústrias. Anos mais tarde, porém, o escândalo dos precatórios cassou o mandato de um já politicamente isolado prefeito que só retomaria o cargo através de liminar nos últimos dias do mandato.

Infelizmente, o ano 2000 contrariou previsões futuristas e não me permitiram retornar àquela terceira série B para cobrar meus colegas pelo resultado desastroso do candidato que eles haviam escolhido quatro anos antes.

Em 2014 a sensação é a mesma de 1996, só espero que em 2018 não sinta tanta vontade de viajar no tempo de novo pra cobrar algumas pessoas que insistem em viver naquela 3a série.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário