segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diferentes?


Li o post do André, e me inspirei a dar a minha versão dessa história. Já adiantando, sou contrário à posição dele, mas acho válido que as duas versões sejam consideradas para que se chegue à uma conclusão.

Eu também tive contato com as culturas orientais e árabes e particularmente discordo do post. Quando apontamos para situação de opressão das mulheres nos países árabes-islâmicos como obra de uma cultura "opressora por natureza", nos esquecemos que no mundo ocidental elas viveram situação semelhante há menos de um século atrás. E se viajarmos dois séculos para trás veremos que a mulher tinha vida pior ou igual as mulheres árabes têm hoje.


Eu acredito que as culturas são muitíssimo semelhantes. O que existe é uma defasagem no desenvolvimento socio-cultural que tolera mecanismos (religião e/ou leis) com os quais a mulher seja oprimida. Ainda hoje no mundo Ocidental, mulheres tem salários menores, são transformadas em objeto pela publicidade e, na pior das situações, estão sujeitas ao tráfico de pessoas. Além disso, politicamente a participação feminina é uma piada visto que proporcionalmente elas são maioria. Só para lembrar, os Estados Unidos, baluarte da cultura ocidental ainda não foi capaz de levar uma mulher ao cargo de líder da nação.

A mudança infelizmente partirá de dentro para fora assim como ocorreu no Ocidente. Há alguns anos  o mundo Ocidental acreditava que os Árabes não seriam capazes de organizar manifestações populares exigindo democracia. Porém vimos recentemente que a juventude árabe, fortemente inspirada em valores ocidentais, foi às ruas derrubar não apenas governos ditatoriais como também o estigma de serem populações fadadas à viver sob regimes opressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário