sábado, 16 de julho de 2011

Educação Para Ser Grande.

Há algumas semanas atrás andou circulou na internet e nas redes sociais o vídeo da professora Amanda Gurgel discursando na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. A professora consegue muito bem expressar a situação precária vivida pelos professores não só no Rio Grande do Norte, senão no país todo.

 Hoje, eu resolvi ouvir um pouco do podcast Café Brasil de Luciano Pires e que, por acaso, falava sobre a repercussão do tal vídeo e a reação que ele causou nos brasileiros. Citando um comentário do leitor Sílvio Telles no Jornal "O Globo", o podcast destaca nas palavras do próprio Telles: "O que o discurso de Amanda Gurgel tem de corajoso e de verdadeiro, tem de conhecido.". Esta frase em particular me despertou uma reflexão que compartilho aqui.

O discurso da professora com certeza inspirou à todos que o viram, a começar pela abertura em que Amanda apresenta seu holerite que mostra seu vergonhoso salário de R$930,00 até o silêncio da platéia diante do relato fiel do dia-a-dia nas escolas públicas. E o que mais aconteceu? Nada...isso mesmo, nadinha. Muito provavelmente a professora Amanda continua batalhando no front da educação brasileira, a secretária da educação contínua com o discurso demagógico de que a situação precária do ensino é doença crônica no país.
Aí entra o comentário do Sílvio Telles que pode ser lido na íntegra aqui (eu recomendo vocês ouvirem, não precisa nem ler). Nós brasileiros somos ótimos para elevar uma pessoa à celebridade ou trending topic do Twitter, porém na hora de agir ou correr o risco de perder algo, mesmo que seja tempo, nós fugimos....só pensamos no nosso próprio umbigo. Eu cheguei num ponto que estou disposto a perder algo para tentar fazer um país melhor. Posso ser questionado por aqueles que já lutam há muito tempo pela minha falta de ação no passado, mas a maioria que se limita a dar um "Like" no Facebook não vai mudar minha posição nem desestimular a mudar minha nova postura. Por isso achei pertinente aproveitar este post para promover a Passeata Nacional Por Uma Educação Melhor à qual me juntarei no dia 30 de julho. No Facebook, 15 mil pessoas deram uma confirmação de presença sendo que provavelmente menos de um terço irá comparecer. Entretanto, não será de uma hora para outra que as mudanças se darão no Brasil e ela só começa com a mudança de atitude de cada um de nós, e é isso que eu estou fazendo. E você, o que vai fazer? Dar um "Curtir"?




Um comentário:

  1. Falou tudo. É muito fácil curtir um vídeo, uma notícia, algo assim. É fácil também fazer um comentário "essa é a educação do nosso país", "vergonhoso", sei lá, qualquer coisa do tipo. Difícil mesmo é agir.
    Eu costumo falar aqui em casa, que o povo brasileiro é daqueles que assiste um filme, comenta "noooossa que triste né, coitados", mas no dia seguinte volta a mesma rotina, tratando todo mundo e todo assunto da mesma forma, só com críticas, sem atitudes.
    É lamentável. Já disse Gandhi: "Devemos ser a mudança que queremos ver"

    ResponderExcluir