quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Brasil nos Jogos ParaPanamericanos

Galera, só para não passar em branco, o Brasil terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas dos jogos ParaPanamericanos de Guadalajara 2011. Meus parabéns aos nossos atletas que enfrentam dificuldades enormes como "paraesportistas".

Refletindo um pouco melhor sobre esse desempenho tão grande, eu percebi que ele ao mesmo tempo que é legal para o país pois mostra a força de vontade desses brasileiros que na maioria são ilustres anônimos, ele também é triste pois mostra que a falta de infra estrutura adaptada que obriga os paratletas a treinarem ou praticarem seus esportes como se os mesmos não tivessem qualquer deficiência. E assim o desempenho deles acaba sendo puxado para melhor. Será que é um exagero meu? Realmente não sei.

Além disso, é muito provável que dentre os países da América, muitos dos nossos paratletas tenham chego à essa condição por conta de casualidades violentas, seja por acidente de trânsito, violência urbana ou até mesmo ausência de atendimento médico adequado.

Outro fato curioso é que enquanto no Panamericano 42 países são participantes, no ParaPan apenas 13 países tem representantes no torneio, o que mostra que os deficientes físicos provavelmente tem muito pouco acesso ao esporte nos outros países americanos.




OuroPrataBronzeTotal
1[BRA]Brasil816155197
2[USA]Estados Unidos514734132
3[MEX]México506055165
4[CUB]Cuba27161154
5[ARG]Argentina19253175

Um comentário:

  1. realmente deviamos da mto mais valor à esses atletas que representam nosso país por puro amor ao esporte que praticam, que mesmo sem a merecida repercussão e apoio que o Brasil oferece, eles estão lá quebrando todas as dificuldades. Diferente de mtos outros atletas como no futebol que virou apenas marketing e $$ e não mais a vontade de vestir uma camisa brasileira e representar nosso país (que é fudido sim, mas também tem mtas qualidades)

    ResponderExcluir