sexta-feira, 16 de março de 2012

Abaixo o "Foda-se"

Algumas semanas atrás vi no facebook uma postagem que me fez começar a refletir mais profundamente num comportamento: O comportamento do "Eu não me importo", o popular "Foda-se". A postagem mostrava os seguintes quadrinhos:
Minha primeira reação foi de indignação. Pois o povo brasileiro, que em geral é acomodado/indiferente pra coisas mais sérias como a política em geral, já me deixa desapontado. Mas encorajar mais as pessoas a acharem que não fazem diferença nenhuma, eu achei um absurdo! "Se não quer ajudar, então não atrapalha!" - Pensei, junto com algumas palavras de baixo calão.

Porém outro dia eu vi os comentários do pessoal desse mesmo post e vi que grande maioria falava coisas do tipo "Ahhh se todas as pessoas fossem como esse cidadão, o país seria bem melhor". O que me animou um pouco e me fez desculpar mentalmente o dono do post.

Aí voltei a refletir... Que o que pra mim é desencorajador, pra outra pessoa pode ser encorajador. Que enquanto eu penso que isso vai desmotivar as pessoas a levarem mais a sério a política, pode ser que isso motive outra pessoa a levar a política mais a sério... Como uma psicologia reversa.

Enfim, o ponto que eu queria chegar é que eu tenho a sensação de que a sociedade leva esse comportamento de não ligar, dizer "foda-se", etc. como se fosse normal, sendo até uma coisa legal em certas situações. E isso seria uma das causas que fez o povo brasileiro ser tão indiferente pra tais assuntos.

E claro que temos situações em que ser indiferente é necessário, seria insuportável se importar com tudo que acontece na sua vida. O ideal seria realmente se importar com tudo aquilo em que diretamente ou indiretamente, nós temos o poder de mudar.

E abrindo meu coração, pra mim, tudo isso que falei é meio que uma luta diária, porque é difícil e bem estressante se importar com coisas que parecem bem difíceis de mudar. Tanto que eu fiquei uns meses sem me importar muito. Mas se indignar um pouco é saudável. Ainda mais em ano de eleição. Então vamos nos importar mais.

E para as pessoas que como eu, tem seus momentos de insegurança quanto a um futuro melhor, algumas palavras valiosas e motivadoras para nós:

"Concordo com Dom Quixote: O meu repouso é a batalha." (Pablo Picasso)

E da música Every Teardrop is a Waterfall, do Coldplay:
"...I turn the music up, I got my records on. From underneath the rubble sing a rebel song. Don't want to see another generation drop. I'd rather be a comma than a full stop. Maybe I'm in the black, maybe I'm on my knees, maybe I'm in the gap between the two trapezes. But my heart is beating and my pulses start. Cathedrals in my heart..."

Só espero que essa letra tenha feito o mesmo sentido que fez pra mim. Valeu!

Um comentário:

  1. Meu primeiro post no blog do trabalho foi falando sobre pessoas que buscam motivos para não ajudar os outros dizendo coisas como "não vou dar dinheiro no farol porque ele vai usar pra comprar drogas", "não dou dinheiro pra instituições porque vai saber se ele não é desviado", entre outros migués. E assim como você, fico indignado com o "foda-se" que virou um lema para muitos em nossa sociedade. Acho que o que podemos fazer hoje é buscar atividades que sejam relevantes, que possam causar uma mudança mesmo que pequena e, infelizmente, ligar o foda-se algumas vezes também para não morrermos de estresse. Me identifiquei bastante com este seu post.

    ResponderExcluir