segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lei homofóbica de Uganda adiada

A lei que condenaria os homossexuais, em Uganda, à pena de morte, foi adiada.
Por enquanto não foi uma vitória completa, porque a lei poderá entrar em votação novamente dentro de 18 meses, mas já é o começo.

Pra quem quiser saber mais:
Segue um link da notícia em português e outro em inglês.

O ponto que quero destacar nisso foi que isso foi muito graças a um movimento na internet, nas redes sociais. Eu fiquei sabendo através de amigos pelo facebook, um deles o André.
E fiquei sabendo que essa petição deu resultado através de um e-mail que a empresa organizadora da petição (Avaaz) me mandou.
Essa é uma das coisas que me animam, e ultimamente eu tenho estado de pavio curto pra certas coisas, como políticos e gente que não dá seta no trânsito.
Enfim, o outro ponto que quero chegar é que isso mostra que esses movimentos de redes sociais, na internet, tão dando certo. Vimos isso no Egito com a queda de Mubarak, vimos agora com a lei homofóbica na Uganda. E isso me dá mais ânimo pra acreditar que o abaixo-assinado que o Felipe Neto tá fazendo contra os impostos abusivos do país, pode dar resultado.
Porém, acessando o site hoje, vi que não chegamos nem a 600 mil assinaturas, o que me deixa meio irado.
Eu acho compreensível aqui no Brasil não ter muitos protestos contra a política porque Brasília fica longe dos grandes centros, mas ele (Felipe Neto) se dispôs a ir até lá levando todas as assinaturas, e tudo o que nós(o povo) faríamos seria colocar o nome, documento e e-mail. Mas nem isso... Sério... Isso, estádios atrasados pra Copa do Mundo, Aeroportos também, etc... desanimadores.
Eu gostaria de mudar novamente aquela minha frase... "A ignorância é uma benção, PRINCIPALMENTE NO BRASIL...".
Mas vamos tentar nos focar nas coisas boas... Como a propaganda da Coca-Cola mostra. Mesmo com uns poucos egoístas e irresponsáveis causando com o país. A gente tem que deixar um lugar bom pros nossos filhos e netos. Comecemos nosso legado!

Um comentário:

  1. Eu já esperava que o movimento do Felipe Neto não funcionasse. Porque somos apáticos ao extremo! Não é preciso ir longe para perceber isso, basta olhar ao seu lado e ver o número de colegas que não fazem nada por um mundo melhor, nem se movimentam em pró de algum movimento nem assinam um simples abaixo assinado. É realmente desanimador.
    A maioria das pessoas devem ter assistido o vídeo do Felipe e pensado "ahhh mas isso não vai mudar em nada", "não vai funcionar", "tem coisa muito mais importante para se fazer". Mas e ai? Você vai fazer algo que funcione? Você vai fazer algo mais importante para melhorar o mundo?
    Duvido...
    Então não custa nada assinar algo que lhe parece inútil a princípio. Quem sabe, se um simples manifesto como o do Felipe der certo, as pessoas não se animam e organizam outros.
    Esse meu comentário não vai salvar o mundo também, mas pelo menos estou me movimentando por algo que eu acho que vale a pena.

    Repetindo pela milésima vez: "Tudo que o mal precisa para triunfar é que os homens bons não façam nada."

    ResponderExcluir