domingo, 1 de maio de 2011

Imprensa Insistente, Desfechos Previsíveis

O Falando SobreTudo está entrando naquela fase do "Putz que preguiça de escrever lá", mas não posso me entregar. Isso aqui é e será muito importante no futuro para saber quanto e como eu mudei minha maneira de pensar. Afinal, "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".


Mais uma vez eu trago para o Falando SobreTudo um assunto polêmico(recomendo o link). Alguns dias atrás uma mulher abandonou um bebê récem-nascido (existe bebê que não seja recente?) numa caçamba de entulho na minha gloriosa e saudosa Praia Grande, litoral de São Paulo. O crime foi acompanhado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento próximo e chamou atenção pelo seu desfecho surpreendente. 
Resumindo, o bebê foi achado por um catador de sucatas que num gesto de desespero leva as mãos à cabeça como se tivesse presenciado a maior tragédia do mundo. Felizmente, o catador busca ajuda de um professor numa escola próxima e este dá o primeiro socorro à criança. 


Bom, acho que em um parágrafo pude informar o que aconteceu certo? Pra imprensa a resposta seria : ERRADO.


Após o ocorrido, a bola da vez (que fora o massacre do Realengo) se tornou essa história e Voilà(lê-se Vualá), uma série de casos idênticos ou muito parecidos pipocaram nos noticiários(link). A dúvida que fica é: seriam esses fatos o fruto dessa superexposição?Ou seria fruto do foco da imprensa em fatos parecidos?


Mais uma vez estou aqui questionando a atuação da imprensa que informa, mas também deve se policiar em 
alguns aspectos. A censura é inaceitável. Mas, acredito que o bom-senso anda em falta na imprensa.


Eaí? Exagero da minha parte?





Um comentário:

  1. Antes de tudo, sério cara, MAMILOS??? Como você foi capaz de colocar algo assim no blog? haha

    Bom, indo ao assunto. Antes de tudo, todos devemos ter cuidado ao questionar o trabalho da imprensa, pois é deste questionamento que surgiram "projetos"(=censura) de Hugo Chavez, Evo Morales, Kim Jong-il, e até mesmo do Lula.
    A imprensa é uma organização como todas as que existem e se usufrui do mercado para crescer. Com o que aconteceu na Praia Grande, as atenções se voltaram todas para crianças e bebês abandonados. Sendo essa a bola da vez, mais casos apareceram, afinal, todos sabemos que esses casos acontecem todos os dias e a imprensa, se aproveitando do momento, foi atrás dos casos e explorou.
    Mas não vejo nenhum problema nisso. É um caso grave, é um caso que merece atenção, pois quem sabe as autoridades e a população não resolvem tomar alguma atitude em torno disso.

    ResponderExcluir