terça-feira, 31 de maio de 2011

Mudança de Layout


Pessoal, devido a pedidos, o Blog deve passar por uma reforma no layout.

Estamos testando opções, então não estranhem caso o Blog esteja diferente a cada dia que passa, hehe.

Mas tudo isso se refere ao visual do Blog. O importante é que seu conteúdo continuará o mesmo, Falando SobreTudo.

sábado, 28 de maio de 2011

Bertolt Brecht

"O pior analfabeto que podemos encontrar é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do pão, da farinha, do aluguel, do sapato e dos remédios dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão babaca que se orgulha e bate no peito dizendo que odeia a política. O imbecil não sabe que de sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."


Leia mais em: Página 2 - MDig - Seis anos diminuindo a sua produtividade - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?blogid=1&page=2#ixzz1NgfIaUNF

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Orgulho NERD! (2)


Para os fans da série CHUCK, hoje é um dia especial para nós! O Dia do Orgulho Nerd!

Nós somos fans dispostos a comer quantidades enormes de sanduíches do Subway, jogamos freneticamente Call Of Duty Online, e sonhamos em trabalhar na gloriosa Buy More!

Bom, eu quero recomendar essa série de espionagem/drama/comédia para todos aqueles que possuem um nerd interior!

E para terminar, a NBC confirmou que haverá uma 5ª temporada de Chuck!! Mas será a temporada final!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mineira é melhor que baiana por Marcelo Rubens Paiva

Mineira é melhor que baiana

Terça, 21 de Maio de 2011, 00h00
Marcelo Rubens Paiva
Na minha infância, era comum ouvir o comentário de que mineiras eram melhores do que baianas. Na sala de estar de uma residência de Higienópolis, Jardins, Ipanema ou Leblon, no papinho entre familiares e amigos.

Melhores no quê?

No passar, arrumar e cozinhar. No tanque. Agachadas com um pano no piso. Penduradas com um espanador nas janelas.

No quartinho dois metros por dois, cheirando a perfume, esmalte e sabonete baratos, forrado por pôster de um galã bem penteado, com sucessos do brega no dial - Antônio Marcos, Fábio Júnior, Odair José, Nelson Ned, Waldick Soriano...

Que falavam de amor e um mundo melhor para emigrantes anônimas e solitárias, que passavam mais tempo com os filhos da patroa do que a própria.

E com quem muitos meninos da geração pré-revolução sexual deram os primeiros passos na escorregadia e excitante trilha da iniciação sexual.

Meninas que não conheciam a cidade acordavam antes de todos e dormiam exaustas de luz acesa. Que não tinham aonde ir nos fins de semana. A não ser que um porteiro as convidasse para um passeio pelo bairro.

É, as domésticas mineiras desbancaram a hegemonia baiana. Falavam delas como da chegada nas prateleiras de um novo produto de limpeza que rendia mais.

E o ciclo do novo "tráfico" seguiu a mesma rota: a empregada de uma amiga chamava por carta uma parente ou colega lá do interior de Minas.

Obrigações: ser honesta, limpinha, com bons antecedentes, e entrar pelo elevador de serviço, pois aqui é assim, existem as entradas de serviço e social. Por favor, não errar de elevador. Sim, "social" é para a patroa e filhos.

Detalhe: nos apartamentos, também há duas portas, a da cozinha e da sala; entrar pela cozinha.

Garantias da lei: carteira assinada, décimo terceiro e férias. Diferentemente de outras profissões, o Fundo de Garantia é opcional. Afinal, é uma outra categoria de trabalho. É "apenas" doméstico.

***

Hoje, a rota da doméstica segue pelas linhas do transporte coletivo urbano. Não é preciso importar mão de obra. Ela está disponível nas favelas e morros que cercam os bairros de quem consegue pagar.

Delfim Netto disse na semana em que passou em branco o 13 de maio, no programa Canal Livre, da Band, "quem teve este animal, teve, quem não teve nunca mais vai ter".

Indicava que a mudança da estrutura salarial do setor de serviços está tornando mais difícil encontrar domésticas disponíveis no mercado.

Delfim, ou melhor, "professor Delfim", pediu desculpas depois pela gafe.

Foi o mentor econômico do "milagre brasileiro" no período da ditadura e da tese que atribuía ao crescimento da economia o papel de distribuir a renda. Se o bolo crescesse, todos sairiam ganhando automaticamente uma fatia maior.

O governo Lula, com quem Delfim se aliou, pôs em prática a receita, mas interferiu no cozimento.

Não basta assistir ao crescimento pela janela do forno. O Estado deve intervir para dividir a renda. Não apenas com programas de combate à fome e miséria, mas com crédito subsidiado, barato e diminuição de impostos de produtos para as classes C e D.

O PT trouxe para o consumo aqueles que antes nem chegavam perto e transformou a rotina da patroa, que não consegue mais pagar por um "animal" doméstico.

Talvez ela consiga pagar por uma diarista, que graças aos chineses pode usar genéricos das mesmas grifes, escutar Racionais no seu MP3 ou DVD pago em 36 vezes no feirão das Casas Bahia, símbolo do lulismo econômico.

Deve-se combinar o serviço pelo celular, símbolo do privatismo tucano.

A profissional doméstica agora prefere não dormir no serviço, provavelmente estuda à noite e se transformou no novo e poderoso nicho das grandes marcas de perfumes, sabonetes e esmaltes.

Só a renda distribuída fará o Brasil parar de dividir seus cidadãos em "social" e "serviço". Ou em humanos e animais.

***

Foi uma semana marcada pelo protesto da gente diferenciada e gafes nas redes sociais, que têm 600 milhões de vigilantes no Facebook e 120 milhões no Twitter. Postaram:

Rafinha Bastos, no dia das mães: "Ae órfãos! Dia triste hoje, hein?"

Danilo Gentili, sobre os "velhos" de Higienópolis que temem uma estação de metrô: "A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz."

Amanda Régis, torcedora do Flamengo, time eliminado da Copa do Brasil pelo Ceará: "Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que têm moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça."

Ed Motta, ao chegar a Curitiba: "O Sul do Brasil como é bom, tem dignidade isso aqui. Sim porque ooo povo feio o brasileiro rs. Em avião dá vontade chorar rs. Mas chega no Sul ou SP gente bonita compondo o ambiance rs."

Quando um leitor replicou que Motta não era "um arquétipo de beleza", ele respondeu que estava "num plano superior". "Eu tenho pena de ignorantes como vc... Brasileiros...", escreveu. "A cultura que eu vivo é a CULTURA superior. Melhor que a maioria ya know?"

E na MTV, a Casa dos Autistas, quadro humorístico, chocou pelo mau gosto.

Todos pediram desculpas depois. Danilo, um dos maiores humoristas de stand-up que já vi, recebeu telefonema do departamento comercial da Band, pedindo para tirar o comentário. Ed Motta se revoltou contra a imprensa. Pergunta se temos o direito de reproduzir seus escritos particulares.

A internet trouxe a incrível rapidez na troca de informações e espaço para exposição de ideias. Alguns se lambuzam. Dizem que são contra as patrulhas do politicamente correto.

Mas como ficam as domésticas ofendidas, os órfãos recentes, aqueles que perderam parentes em Auschwitz, os nordestinos e os pais de autistas?

Tomara que, depois do pensamento grego, democracia, Renascença, a revolução industrial e tecnológica nos iluminem. O preconceito não é apenas sintoma de ignorância, mas lapsos de um narcisista. Ele nunca vai acabar?

***

Enquanto no Itaú Cultural, um símbolo de excelência em apoio às artes e alta tecnologia, em plena Avenida Paulista, uma mãe foi expulsa por amamentar o filho em público na exposição do Leonilson, artista que sofreu inúmeros preconceitos, morto vítima da aids. Os ânimos estão acirrados.

Fonte: "O ESTADO DE SÃO PAULO"

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Violência, A Sociedade e a USP

Na noite de quarta-feira, 18/05, o estudante da FEA-USP, Felipe Ramos de Paiva, foi baleado e morto dentro do campus da Cidade Universitária. A notícia é curta e direta, a situação é corriqueira e a vítima é jovem com futuro promissor. Se você der uma Googleada, você verá que esse caso é só mais um nas estatísticas de violência na nossa cidade. A diferença é que o crime ocorreu no mais importante e conceituado centro de excelência acadêmica de um país conhecido como Brasil.
Até quando?

A USP nasceu com o intuito de retomar o poder, perdido na Revolução de 1932, para São Paulo. Entretanto, essa retomada não seria mais através da força senão pela ciência. Daí surgiu o lema da universidade: Scientia vinces (Pela ciência vencerás).


Mais do que nunca, o lema que motivou o nascimento dessa instituição deve guiar as ações que deverão ser tomadas para vencer o novo obstáculo da sociedade paulista e brasileira, a violência.

Muitos estudantes, e até pouco tempo me incluia nesse grupo, acreditam que a Polícia Militar deve ampliar sua presença no campus da USP inibindo a atuação de criminosos. Mas será mesmo essa a solução? Essa medida vai contra a idéia de que "venceremos pela ciência" em dois aspectos. O primeiro é muito óbvio: A violência está em toda parte e a força não tem sido nem um pouco eficiente no seu combate visto que a Polícia está por aí e nem por isso os crimes deixaram de acontecer. Portanto, pelas armas estamos sendo derrotados. O segundo: estamos rodeados de especialistas (os melhores) dos diversos campos de estudo do comportamento humano, cientistas sociais, psicólogos e educadores. É um absurdo tomar qualquer medida sem antes consultá-los de maneira que chegaremos a conclusão de que exigir simplesmente a presença da Polícia no campus não vai resultar em nada. Talvez a violência no campus diminua, mas e fora dele? A USP é financiada pela população do estado que merece tanta proteção quanto nós uspeanos.

A solução para conter a violência passa, ironicamente, pela comunidade universitária, porém nós mesmos ainda não percebemos isso.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lei homofóbica de Uganda adiada

A lei que condenaria os homossexuais, em Uganda, à pena de morte, foi adiada.
Por enquanto não foi uma vitória completa, porque a lei poderá entrar em votação novamente dentro de 18 meses, mas já é o começo.

Pra quem quiser saber mais:
Segue um link da notícia em português e outro em inglês.

O ponto que quero destacar nisso foi que isso foi muito graças a um movimento na internet, nas redes sociais. Eu fiquei sabendo através de amigos pelo facebook, um deles o André.
E fiquei sabendo que essa petição deu resultado através de um e-mail que a empresa organizadora da petição (Avaaz) me mandou.
Essa é uma das coisas que me animam, e ultimamente eu tenho estado de pavio curto pra certas coisas, como políticos e gente que não dá seta no trânsito.
Enfim, o outro ponto que quero chegar é que isso mostra que esses movimentos de redes sociais, na internet, tão dando certo. Vimos isso no Egito com a queda de Mubarak, vimos agora com a lei homofóbica na Uganda. E isso me dá mais ânimo pra acreditar que o abaixo-assinado que o Felipe Neto tá fazendo contra os impostos abusivos do país, pode dar resultado.
Porém, acessando o site hoje, vi que não chegamos nem a 600 mil assinaturas, o que me deixa meio irado.
Eu acho compreensível aqui no Brasil não ter muitos protestos contra a política porque Brasília fica longe dos grandes centros, mas ele (Felipe Neto) se dispôs a ir até lá levando todas as assinaturas, e tudo o que nós(o povo) faríamos seria colocar o nome, documento e e-mail. Mas nem isso... Sério... Isso, estádios atrasados pra Copa do Mundo, Aeroportos também, etc... desanimadores.
Eu gostaria de mudar novamente aquela minha frase... "A ignorância é uma benção, PRINCIPALMENTE NO BRASIL...".
Mas vamos tentar nos focar nas coisas boas... Como a propaganda da Coca-Cola mostra. Mesmo com uns poucos egoístas e irresponsáveis causando com o país. A gente tem que deixar um lugar bom pros nossos filhos e netos. Comecemos nosso legado!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Apple é a marca mais valiosa do mundo.


A Apple é a nova marca mais valiosa do mundo, desbancando nada mais nada menos que o Google, antigo tetracampeão, se assim podemos dizer, e que está avaliado em 111,5 bilhões de dólares. A empresa de Steve Jobs está avaliada em 153,3 bilhões de dólares, crescendo 84% em comparação ao ano passado (será que o iPad e o iPhone ajudaram nesse crescimento!?).

Em 3º lugar está a IBM (boa sorte na dinâmica Dudu - avaliada em 100 bilhões de dólares), em 4º está o McDonald's (81 bilhões de dólares) e em 5º lugar está a Microsoft (avaliada em 78 bilhões de dólares).
Já o nosso querido Facebook apareceu em 35º lugar, com um valor de 19,1 bilhões de dólares, mas registrando o maior crescimento de marca (246%).
Já as marcas brasileiras, em 61º lugar está a Petrobrás (13,4 bilhões de dólares). Em 90º lugar está o Itaú (9,6 bilhões de dólares), e em 98º lugar está o Bradesco (8,6 bilhões de dólares).

Para ver o estudo completo, clique AQUI.
E para ver somente a lista das 100 marcas mais valiosas, avance até as páginas 13 e 14 do estudo realizado.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Virando Adulto

Pois é pessoal, acabou-se o que era doce. Nesta segunda-feira (09/05) começo uma nova etapa na vida, o estágio. Parece que foi ontem que o menino de 6 anos recém-completados se preparava para o primeiro dia de aula no Jardim Escola Sabidinho onde continuaria por mais 11 incríveis anos. Hoje 18 anos depois me preparo para um novo primeiro dia. Talvez mais preparado do que em 1993, mas com a ansiedade pueril de quem vai conhecer um mundo diferente daquele que estivera acostumado, ou melhor, acomodado. 

Eu sempre busquei ser uma pessoa otimista ou manter um humor agradável com as outras pessoas. Raras foram as vezes que eu perdi a paciência em público com alguém a ponto de dar vexame (se eu menti, por favor me digam). O que sempre guiou este comportamento foi a minha consciência de que eu tinha e tenho uma vida perfeita, ou quase perfeita. Posso dizer com absoluta certeza que os meus problemas são insignificantes perto dos problemas que eu ouço das outras pessoas, além de poderem ser facilmente resolvidos. Esse pensamento ganhou muito mais força nas minhas experiências no exterior onde eu conheci pessoas do mundo todo(americanos e europeus inclusive) com problemas seríssimos enquanto meu maior problema lá era se eu ia tomar chuva de scooter. Fala sério né.

O que mais me preocupa nessa nova fase é perder essa noção de que a vida é maior do que os pequenos problemas do dia-a-dia. Eu vejo as pessoas reclamarem de trabalhar o tempo todo no facebook e nas rodas de amigos. E isso me preocupa.

Será que meu comportamento mudará? Será que perderei essa essência de buscar ser uma pessoa equilibrada e otimista? Será que minha vontade de fazer acontecer algumas coisas se perderá? E o blog? Será que eu me manterei escrevendo?

Essas dúvidas assombram essa minha nova fase, mas também me previnem de me tornar aquilo que não quero ser.

Fora as preocupações, estou muito, mas muito entusiasmado e quero mostrar para a empresa da qual farei parte (Metrohm-Pensalab)que estou preparado e contribuirei muito para o seu crescimento bem como buscarei meu crescimento profissional.

No fundo, algo me diz que nada é tão ruim quanto parece nem tão bom quanto pode ser. O que nos resta e tentar empurrar a balança pro lado mais conveniente para nós e que, acima de tudo, nos traga mais felicidade.





quarta-feira, 4 de maio de 2011

Foda!

O título do post era a única palavra que eu pude buscar no meu pífio vocabulário.

domingo, 1 de maio de 2011

Imprensa Insistente, Desfechos Previsíveis

O Falando SobreTudo está entrando naquela fase do "Putz que preguiça de escrever lá", mas não posso me entregar. Isso aqui é e será muito importante no futuro para saber quanto e como eu mudei minha maneira de pensar. Afinal, "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".


Mais uma vez eu trago para o Falando SobreTudo um assunto polêmico(recomendo o link). Alguns dias atrás uma mulher abandonou um bebê récem-nascido (existe bebê que não seja recente?) numa caçamba de entulho na minha gloriosa e saudosa Praia Grande, litoral de São Paulo. O crime foi acompanhado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento próximo e chamou atenção pelo seu desfecho surpreendente. 
Resumindo, o bebê foi achado por um catador de sucatas que num gesto de desespero leva as mãos à cabeça como se tivesse presenciado a maior tragédia do mundo. Felizmente, o catador busca ajuda de um professor numa escola próxima e este dá o primeiro socorro à criança. 


Bom, acho que em um parágrafo pude informar o que aconteceu certo? Pra imprensa a resposta seria : ERRADO.


Após o ocorrido, a bola da vez (que fora o massacre do Realengo) se tornou essa história e Voilà(lê-se Vualá), uma série de casos idênticos ou muito parecidos pipocaram nos noticiários(link). A dúvida que fica é: seriam esses fatos o fruto dessa superexposição?Ou seria fruto do foco da imprensa em fatos parecidos?


Mais uma vez estou aqui questionando a atuação da imprensa que informa, mas também deve se policiar em 
alguns aspectos. A censura é inaceitável. Mas, acredito que o bom-senso anda em falta na imprensa.


Eaí? Exagero da minha parte?