terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BBB 12 - Brasileiros Brigando por Bobagens


Pra variar venho aqui falar um pouco da nova febre do Facebook (sempre ele!!!acho que vou fechar minha conta), os advogados e os críticos do reality show Big Brother Brasil que antes mesmo de começar já incitavam polêmicas campanhas pró e contra. Sob expectativas nunca antes criadas, visto que o Facebook é um fenômeno recente no Brasil, o BBB em sua 12a edição começou e em menos de 1 semana o que já dava o que falar honrou suas prévias fazendo bombar na internet o episódio de suposto estupro envolvendo os participantes Daniel e Monique, o primeiro foi expulso do programa num alegado "comportamento inadequado".

Esses são os fatos, agora vem a opinião.

Pra vocês que são fãs do BBB, assistam e sejam felizes, mas lembrem-se que de "reality" só mesmo a sua falta de produtividade e criatividade em ocupar seu tempo. Eu me encaixo nessa categoria, porém só assisto mesmo quando me sobra tempo e não perco a possibilidade de fazer outra coisa só para assistir quem será o "líder da semana".

Só não me venham com a ladainha de que o programa é uma oportunidade de observar o comportamento humano em grupo e que isso é fascinante. Esse argumento é típico de programas de fofoca que por sinal passam o ano inteiro adicionando merda nenhuma, e ninguém se revolta com isso. Quer estudar comportamento humano, vai estudar psicologia, antropologia ou então ler um livro sobre o assunto. O site do TED proporciona discussões inteligentes sobre diversos assuntos e pode ser assistido com a mesma facilidade que vocês vêem uma edição do BBB.

Garanto que você vai descobrir coisas muito mais fascinantes sobre o comportamento humano do que simplesmente concluir num resumo de 24 horas exibidos em 30 minutos de que fulano combina voto ou sicrano é manipulador. Falando em manipulador, você BBBezete, ao invés de pensar em quem combina voto na "Casa mais vigiada do Brasil" deveria se preocupar mais nos votos combinados na "Casa do Povo", mais conhecido como Congresso Nacional, as votações de lá sim fazem diferença na sua vida. 

Por outro lado, tem os que detestam o BBB e são engajados na causa. Alguns dos seus argumentos são os mesmos que eu citei acima, eles só se esquecem de que fazem parte do mesmo barco e dão a mesma audiência ao programa que eles tanto criticam. A audiência é negativa? A indústria publicitária e a Globo não estão nem aí e os patrocinadores podem até ir atrás de tirar uma casquinha de toda essa polêmica como mostrado em reportagem do Terra.

Com o episódio do suposto estupro esses caras caíram matando a emissora numa verdadeira cruzada da moral e dos bons costumes (sic). Primeiro, muitos dos que "foram às ruas" da grande rede são os mesmos que dizem não assistir essa baboseira de BBB e são os primeiros a fazerem pipocar vídeos e cartazes com cenas do alegado crime, digno daquelas fãs adolescentes de boy bands que postam clipes do novo álbum da banda, verdadeiras tietes. Estupro é um assunto realmente polêmico e que deve ser combatido. Mas e o turismo sexual que estupra meninas há décadas nesse país que pelas dimensões eu acredito ser o maior explorador de mulheres do mundo?Ah, esse aí não passa toda noite na TV. Segundo, enquanto essas pessoas buscam "decência na casa", tem gente que busca uma "casa decente" lá em São José dos Campos, mas não vale a pena protestar por eles porque não dá pra fazer piada nem usar memes...triste. 

Eu assisto, assisti e infelizmente, assistirei mais BBB, mas sempre ciente de que não é esse o entretenimento que eu quero pra minhas noites e nem é essa a causa que eu vou me engajar em combater.


2 comentários:

  1. Com certeza há infinitas coisas mais importantes pra se preocupar.
    Mas não acho BBB totalmente inútil. Dá pra ter uma ideia de comportamento humano sim, claro que não é tão eficaz quanto a estudar psicologia, ler livros relacionados, etc, mas dá, de uma forma prática. Lembrando que nem todos assistem o programa com essa intenção também. Ok.
    E quanto ao caso do suposto estupro, eu concordo com o que foi feito, não me importa se a garota "não se dá valor", mas se aproveitar/forçar outra pessoa a fazer algo inconsciente é muito zuado. Ainda não se sabe o que acontece mesmo, mas o que foi feito só pela suspeita eu curti, acho importante "dar o exemplo" para inibir o pessoal a repetir isso.
    E é isso. Desculpa se o texto saiu meio confuso, as ideias ainda estão bagunçadas.

    ResponderExcluir
  2. Dudu, juro que escrevi uma resposta pros aspectos que vc levantou, mas perdi tudo!!! cliquei num lugar errado...Nós conversamos ao vivo!

    ResponderExcluir