sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA, PIPA, a Indústria do Entretenimento

Bom, antes de mais nada quero ressaltar que tenho poucas informações sobre toda a polêmica que envolve o SOPA - Stop Online Piracy Act  e o PIPA - PROTECT IP Act. Tudo que eu sei obtive da Wikipedia mesmo e desse videozinho do TED.com. Porém eu já pude refletir sobre algumas questões e chegar à algumas conclusões que certamente podem ser complementadas com os conhecimentos de vocês leitores.


A questão básica opõe a indústria do entretenimento tradicional e as modernas gigantes da internet, como Youtube, Google, Wikipedia, em torno dos direitos autorais. Para começar uma discussão é preciso ser repetitivo e dizer que a Internet mudou o mundo de um modo irreversível e isso se mostra cada vez mais real caso as leis anti-pirataria não sejam aprovadas. Digo isso porque a briga é com gigantes da indústria do entretenimento que tem grande influência($$$) no cenário político e vencer eles significa de certo ponto revolucionar o sistema.

Para que as pessoas continuem compartilhando/pirateando conteúdo protegido na internet acredito(confesso que sou um pouco leigo na matéria) que teríamos que rever a maneira com que nós lidamos com a propriedade intelectual. É mais ou menos assim, os países tem leis próprias e firmam acordos com outros países para proteger a propriedade intelectual, isto faz com que o compartilhamento de conteúdo, como é feito hoje, pode ser classificado como pirataria porque viola essas leis e tratados.

Muitos dizem que baixar um filme acaba afetando a geração de empregos das pessoas envolvidas na criação do tal conteúdo intelectual que pode ser um filme, jogo, etc. Sinceramente eu não tenho dados para comprovar o que eu conclui por isso deixo como sugestão para o leitor pensar a respeito.

Sempre que surge uma nova tecnologia dizem que empregos serão perdidos, e serão mesmo. Por outro lado, a demanda não se perde, mas se transfere. Eu penso que empregos perdidos na indústria do entretenimento serão ganhos nas empresas que gerenciam conteúdo eletrônico e nas novas maneiras de gerar entretenimento. É claro que a questão é muito mais ampla, mas eu vejo que esse argumento dos empregos é muito fraco. 
Por acaso enquanto escrevia esse post me chegou via Facebook o seguinte comunicado do site The Pirate Bay.(http://static.thepiratebay.org/legal/sopa.txt)

Alguns afirmam não ser justo uma pessoa criar um conteúdo intelectual com seu trabalho e aquilo se tornar público sem que o autor tenha a devida compensação. E realmente esta parece ser uma reivindicação justa e que pode ser respeitada com publicidade criativa. Novamente, eu lembro que a questão não é simples e exige discussão.

Do jeito que começei o texto eu vou termina-lo, inconclusivo. Entretanto ele valeu para fomentar a reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário