terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pinheirinho - A Nova Canudos?

Escrevo este post enquanto, neste exato momento, se cumpre um mandato de reintegração de posse de uma área de São José dos Campos que foi invadida e hoje é o lar de cerca de duas mil famílias. Quando vi a reportagem sobre a resistência dos moradores ante ao mandato de reintegração acreditei que as autoridades iriam chegar à uma solução que beneficiasse essas famílias. Entretanto, parece que há muitos interesses por trás da reintegração de posse da área e ao que parece veremos novamente uma Canudos moderna.

No blog Solidariedade à Pinheirinho um o leitor Ederson citou, sabiamente, um trecho de "Os Sertões" de Euclides da Cunha e que retratou o que foi a Guerra de Canudos:


“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até o esgotamento
completo. Expugnada palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, no 
entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro 
apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 
cinco mil soldados.”
Euclides da Cunha em "Os Sertões"


2 comentários:

  1. Acho horrível quando a lei e a ética não andam na mesma direção. Que é o caso dessa situação.
    Por mais que eu ache justo a desapropriação, é muito cruel tirar casas de família que já não tem quase nada. A solução que o Carlos Novaes propõe no vídeo é que parece mais viável, mas mesmo assim eu acho injusto com o dono do terreno, 1o porque do jeito que é o governo, vai saber quantos anos ele demoraria pra receber tudo. E 2o porque ele poderia estar mantendo o terreno como investimento, ele poderia ser valorizado com o passar dos anos e valer muito mais posteriormente.
    No fim foi a sistema judiciário/governo que pecou mesmo por ter demorado tanto pra tomar alguma providência, e o povo, dono do terreno, polícia e até a juíza acabam pagando por tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Acho injusto o que vem ocorrendo, e mais injusto ainda não estar repercutindo no facebook (diferentemente do caso usp, Daniel do bbb, que repercutiram por dias intensamente). Só ressalto aqui que se foram eles que incendiaram mesmo a biblioteca, e eu acho que foi, vão perder apoio e merecidamente.
    Lembro uma vez no Sul que alguns do MST incendiaram um laboratório e eu, mesmo sendo jovem na época, já condenei e tenho essa cabeça até hoje.
    A cultura e a ciência devem ficar fora destas jogadas.

    ResponderExcluir