quinta-feira, 20 de outubro de 2011

E finalmente a paz chegou na Líbia...

O ex-ditador líbio Muamar Kadafi morreu hoje, segundo noticiários, devido a ferimentos sofridos no decorrer de sua captura.

A presidente Dilma Rousseff declarou que apoia o processo de transição democrática no país mas que isso não significa comemorar a morte de qualquer líder que seja. Ela diz que o fato da Líbia estar em um processo de democratização é algo para ser apoiado e incentivado, sendo contrária ao uso da palavra comemorar nesse caso.


Mas eu me pergunto, será que o povo líbio após tanto sofrimento não pode comemorar?

3 comentários:

  1. Um pouco irônico a presidente Dilma falar dessa forma, ela que lutou tanto contra a ditadura.
    Só não podemos comemorar tanto, porque a paz ainda não chegou realmente. No Afeganistão após muitas lutas o Taliban tomou o poder, e quando parecia que as coisas melhorariam, só pioraram.
    É esperar pra ver, torço pelo melhor. O povo da Libia demonstrou muita força nessa luta. Mesmo que tenha ocorrido grande intervenção das tropas de outros países, os rebeldes libios foram os grandes responsáveis pelo fim de Kadafi.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa, nunca senti estar vivendo tanto a história como nos dias de hoje. Os ditadores estão morrendo, a China é uma potência que rivaliza com os EUA. Muito interessante,,,
    Sobre a comemoração do povo líbio, eu acho que é justa. Foram
    mais de 40 anos de um tirano excêntrico que conseguiu jogar pelo ralo o dinheiro do petróleo libio deixando aquele país em situação precária. Estou torcendo para que os líbios recuperem este tempo perdido investindo em educação não dando espaço para fanatismo religioso ou outra ditadura.

    ResponderExcluir