sábado, 29 de outubro de 2011

A Universidade e os Canalhas

Essa quinta-feira 27 de outubro foi marcada pelo que parece ter sido o primeiro confronto entre alunos da USP e a Polícia Militar que desde a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva firmou uma parceria com a administração da universidade.

Segundo as agências de notícia, a confusão deu-se por conta de uma abordagem policial que culminou com a apreensão de maconha e a detenção dos alunos para registro de boletim de ocorrência. Entretanto ao que parece, este procedimento revoltou alunos e até docentes(?????) que entraram em confronto com os policiais ferindo alguns deles e depredando viaturas.

Já segundo os envolvidos os excessos partiram dos policiais. E por conta disso, foi decidido em assembléia convocada na hora que eles ocupariam o prédio da administração da FFLCH.

Os fatos são esses, tudo que vêm a seguir é a opinião de um aluno da universidade que já não aguenta mais as atitudes de um grupo que insiste em falar em nome de TODOS os estudantes quando só representa a opinião de POUQUÍSSIMOS.



 Esses "CANALHAS" que se escondem sob o título de "ESTUDANTES DA USP" são um exemplo de que o sistema que eles criticam só beneficia eles mesmos.

Nos últimos anos, parece que passar na FUVEST ganhou o status de ser eleito deputado federal, afinal de contas em ambos os casos você tem direito a regalias às custas do povo que não recebe nada, absolutamente nada em troca. O contribuinte paulista investe em torno de 3 bilhões de reais na Universidade de São Paulo e espera que lá sejam formados os melhores pesquisadores e profissionais do país, ou seja, o povo espera que da universidade emane mais soluções do que problemas. Contudo, não é o que vêm acontecendo nos últimos anos.

Durante a ditadura militar, a universidade e os movimentos estudantis tiveram um papel muito importante de oposição àquele sistema em que a censura e a repressão cerceavam direitos fundamentais do homem. Desde então governo e movimentos estudantis se distanciaram mesmo com o fim da ditadura. E hoje 25 anos depois do fim da ditadura militar discutimos sobre a presença ou não da PM na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira assombrado por heranças do período de um período que não pode ser esquecido, mas tem de ser superado.
Entretanto, essa herança ainda está presente na mentalidade desses canalhas que depredam patrimônio público em nome de uma causa que não existe mais. Eu costumo me referir a eles como viúvas da ditadura. Eles não viveram esse período, mas ainda são doutrinados por aquelas histórias de luta e resistência e buscam nas mesmas inspiração para tentar escrever suas próprias histórias. Uma imagem que ilustra essa busca pela aventura pessoal é o cara subindo em cima da viatura e posando para uma foto. Eu imagino esse cara se vangloriando na rodinha de amigos invasores que ele subira na viatura do mesmo jeito que os seus líderes ou doutrinadores(Docentes se incluem) fizeram num passado de repressão.


Esses canalhas, ao destruir patrimônio público e queimar a bandeira do Estado de São Paulo e do Brasil, que alias também é crime, simplesmente cospem na cara do povo que banca a duras custas a "Ilha dos Prazeres" que a universidade se tornou ao tolerar a presença de indivíduos com esta conduta. Porém como já adiantei, o sistema é benevolente com eles e provavelmente o "foro privilegiado universitário" não punira ninguém e não serão tomadas as medidas padrão para este tipo de ocorrido.


Nessa mesma semana, no Brás, camelôs protestavam contra o combate ao comércio ilegal na região. A diferença entre o protesto lá do da USP é que a reação da polícia foi muito diferente como vocês podem conferir aqui.

Por que, estudantes não podem ter o mesmo tratamento??? Porque a igualdade no Brasil ironicamente privilegia os canalhas que criticam o sistema. A minha esperança está em saber que a USP como vanguardista que sempre foi tem a força necessária para mudar essa situação começando pelo próprio quintal.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Leão, Problema ou Solução?


O treinador Leão retorna ao São Paulo com a missão de levar o time a Libertadores e fazer esquecer as passagens ruins dos últimos dois técnicos que passaram pelo Morumbi.
Leão chegou no São Paulo no final do Brasileiro de 2004 e levou o time para a libertadores do ano seguinte. Em 2005, o São Paulo venceu o campeonato Paulista, levantando a sua carreira e também a de Diego Tardelli que fez um ótimo campeonato.
O resultado dessa parceria foi tão bom que rendeu uma ótima prosposta do futebol japonês pelo treinador e deixando um time montadinho que meses depois seria campeão da Libertadores.
Mas de lá pra cá a carreira de Leão acumulou muito mais fracassos que vitórias, passagens ruins por Palmeiras e Corinthians, muitas polêmicas acabaram manchando a sua carreira. Seu último clube, o Goiás, teve briga com reporter e amargou por muito tempo a última posição do brasileirão 2010.
Agora resta saber o que ele pode trazer de novo para o São Paulo, desde sua saída do Goiás ele não treinou nenhuma outra equipe, será que esse tempo parado fez bem para ele conseguir retomar o bom trabalho como obteve na sua última passagem? Acredito que é uma ótima oportunidade pra ele mostrar que é um bom treinador e apagar esse rótulo de polêmico e brigão, conhecimento de futebol ele tem, resta saber se ele vai conseguir se segurar em um momento de crise.

TinTin

Para começar meu primeiro post...pq não falar sobre dois temas que todos gostamos: Cinema & Desenho

Depois que a Pixar "abriu" as portas para os filmes de desenhos, cada lançamento é melhor que o outro....desde então outros roteirista/produtoras se aventuram nessa área; depois de tantos anos alguém chama a responsabilidade e resolve dar nova cara a um dos melhores desenhos que assisti na minha infância e quem melhor que Speilberg para criar vida cinematográfica à "As Aventuras de Tintin".


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

E finalmente a paz chegou na Líbia...

O ex-ditador líbio Muamar Kadafi morreu hoje, segundo noticiários, devido a ferimentos sofridos no decorrer de sua captura.

A presidente Dilma Rousseff declarou que apoia o processo de transição democrática no país mas que isso não significa comemorar a morte de qualquer líder que seja. Ela diz que o fato da Líbia estar em um processo de democratização é algo para ser apoiado e incentivado, sendo contrária ao uso da palavra comemorar nesse caso.


Mas eu me pergunto, será que o povo líbio após tanto sofrimento não pode comemorar?

E agora, São Paulo?

Finalmente acabaram as expectativas!

A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 (COL) divulgaram hoje (20) os detalhes do Mundial no Brasil. Como era esperado, São Paulo vai receber a abertura do torneio em 12 de junho, enquanto o Rio de Janeiro organizará a final no Maracanã no dia 13 de julho.

Aí vem a pergunta: O que será de São Paulo?

(Itaquerão/ em fase de construção)
Depois de tanta ladainha e confusão, a cidade ainda não tem um estádio pronto para receber o jogo. A Fifa não quer o Morumbi, o Itaquerão (o escolhido na tabela oficial) não levantou um tijolinho sequer, o Arena, bom, esse a obra está indo até parar novamente (vejam a reportagem da TV da Obra/curtam e nos sigam no Twitter).

Além disso, a capital paulista precisa correr contra o tempo para se preparar em infraestrutura (mobilidade urbana, principalmente) e mão de obra. Nossos aeroportos não são suficientes, a nossa malha de trens e metros não suportam nem a nossa população, imaginem com mais 50 mil turistas.

No entanto, esta Copa do Mundo vai ser uma experiência muito boa para o nosso país. Se será para o bem ou para o mal, só vamos saber com o tempo. Enquanto isso, só podemos dizer:

- Boa sorte, São Paulo!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Para começar bem a segunda-feira chuvosa...


Bom, já que é o meu primeiro post por aqui e podemos escrever sobre qualquer coisa, vai uma piadinha velha, mas engraçadinha!

Na escola...

Joãozinho joga uma bolinha de papel que bate bem na cabeça da Mariazinha e grita:

- Head Shot! (tiro na cabeça)

A Mariazinha, muito irritada, taca um livro na cara do Joãozinho e também grita:

- Facebook!


Hahahahahhaha...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Censura X Interesses Econômicos

Nas últimas semanas repercutiu na mídia a notícia do afastamento de Rafinha Bastos da bancada do programa CQC. O humorista fora afastado após uma piada de mau-gosto sobre Wanessa Camargo e seu filho(a) com um empresário que está ligado aos patrocinadores da Tv Bandeirantes.


Como vocês podem ver, eu sei pouco sobre o assunto, mas acho que as informações disponíveis são suficientes para concluir que interesses econômicos super-passaram a liberdade de expressão que já vem sendo tão ameaçada neste país. A piada pode realmente ter sido de extremo mau-gosto, porém o Estado democrático disponibiliza mecanismos que garantem o direito da parte ofendida de se defender, responder e/ou ser ressarcida da injúria de maneira adequada. 

Contudo, o que vemos é a perpetuação de um modelo em que existem homens acima do direito fundamental de livre expressão do pensamento (no caso do humor não vejo que aquilo que é expresso seja, efetivamente, a manifestação do pensamento, senão uma situação fictícia criada pelo trabalho criativo do artista).

Assim, em 2011, continuamos censurando artistas por terem tido a ousadia de fazer rir do rico, sem demagogia nem luta de classes barata. O pobre, o bêbado, o judeu, o negro, o gay e a loira podem alimentar a indústria do riso, mas não ria dos ricos porque eles sempre riem por último.



domingo, 9 de outubro de 2011

Esclarecendo

No último mês tive pouquíssimo tempo para postar algo legal por aqui. Esperem mais posts nas próximas semanas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Discurso de Steve Jobs

Eu desconhecia esse vídeo onde o Steve Jobs discursa em uma formatura da Universidade de Stanford, em 2005. Mas hoje depois de sua morte, com várias notícias em vários lugares, finalmente tive esse contato.
O vídeo tem 14 minutos, e eu geralmente prefiro não ver vídeos longos ou pelo menos ver só algumas partes aleatórias. Porém, claramente, Steve Jobs foi (coloque aqui quaisquer elogios bons). Acredito que ele foi o maior visionário da década.
Enfim, no discurso dele ele mostra que foi muito mais do que um cara que revolucionou os computadores e afins. Descobri muita coisa sobre a vida dele que eu mal tinha idéia com esse vídeo.