quinta-feira, 7 de abril de 2011

Indignação no Brasil

Hoje, um homem conseguiu entrar numa escola no Rio e disparou contra as crianças, suicidando-se em seguida. O ocorrido gerou indignação por parte da opinião pública e a imprensa. A presidente Dilma decretou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas que na maioria era de meninas.
Bom, a questão que eu gostaria de levantar sobre o tema é que me impressiona ver o tamanho da indignação na população e na imprensa para o ocorrido. É claro que não estou questionando o sentimento que o fato realmente exige. O que eu queria discutir é a falta de indignação em outras situações muito semelhantes. Indo direto ao ponto. CRIANÇAS MORREM TODOS OS DIAS NO BRASIL VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E, POPULAÇÃO, IMPRENSA E PODER PÚBLICO NÃO MOSTRAM QUALQUER REAÇÃO, NÃO AGEM!! E agora quando ONZE(até agora) crianças inocentes morrem dentro de uma escola todos ficam tão chocados? Quanto tempo iremos demorar para esquecer isso? Qual vai ser o próximo número pra que nos impressionemos? 20?30?100? 
Além do absurdo da insensibilidade da população, temos a insensatez da imprensa que se prende a "investigar" o que aconteceu, quem era o assassino, quem morreu e coisas que, na minha questionável opinião, é dispensável. Acredito que a imprensa tem de ir além das circunstâncias do fato e buscar saber como as pessoas tem tão fácil acesso às armas ou como estranhos tem tão fácil acesso às escolas e como a impunidade estimula crimes violentos contra crianças no Brasil.
Enfim, acho que tem algo errado em toda essa mobilização ao redor do ocorrido, visto que nos 11 dias anteriores a hoje, provalvemente mais de 11 crianças morreram em circuntâncias violentas, mas não teve luto, não teve reportagem e não teve indignação.

3 comentários:

  1. É complicado, é tudo culpa do acomodismo. Desde que eu tenho memória eu sempre tenho visto nos noticiários crimes acontecendo todos os dias, assassinatos, etc... E acaba parecendo "normal".
    Não duvido nada que se começasse a acontecer coisas assim mais vezes, como 1 vez por trimestre, em qualquer outro lugar do Brasil, e principalmente se for em escolas públicas, vai acabar ficando "normal" também, sem mais lutos, menos destaque na imprensa...

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que pessoas sempre morreram todos os dias no Brasil, e o povo mantinha o discurso "mas pelo menos aqui não tem terremoto... pelo menos aqui não tem furacão... e aqueles países que vivem em guerra... e aqueles países onde entra um louco atirando em todo mundo" como se isso fosse um bom argumento e devessemos aceitar o que já ocorria aqui, as mortes, roubos e injustiças.
    Pois bem, agora temos enchentes matando centenas, loucos atirando por motivo nenhum(como já havia acontecido no cinema do morumbi), e bem, vivemos numa constante guerra. Alguém vai fazer algo ou ainda vão tentar encontrar lugares com problemas e usá-los para justificar que o que acontece aqui não é tão ruim?

    ResponderExcluir
  3. O difícil é saber que somos todos culpados. Ninguém toma atitude nenhuma, ninguem vai fazer algo significativo, ninguem vai fazer uma mobilização pela segurança no geral(se fizerem vai ser um dia e olhe lá), ninguém é solidário, ninguém busca ajudar ninguem.
    Todos estão sem tempo para ajudar, ninguem vai doar dinheiro ou roupa porque, segundo muita gente, nada vai chegar nas pessoas que necessitam, ninguem sequer vai ser honesto. Pra que devolver um troco errado se direto eu pago a mais e ninguem devolve? Por que eu vou ser um policial honesto, tomar tiro pra ganhar essa mixaria? Pra que eu vou dar uma aula boa, se ninguem quer aprender, eu não ganho bem e todo mundo me trata mal?
    Por que eu vou ser infiel se aquele(a) idiota não me trata bem?
    As pessoas ainda não entendem que motivos para fazer a coisa errada, nós temos um monte!!!
    É suficiente então? Por isso não vamos agir da forma correta?

    ResponderExcluir