segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sensatez

Existe um trecho do livro O Monge e o Executivo que pretendo manter pra sempre na minha cabeça. É citada a seguinte frase: "O sensato se adapta ao mundo, o insensato tenta adaptar o mundo a si mesmo...". Faz sentido. A pessoa vê aonde o mundo vai, vê mudanças acontecendo e tenta se adaptar a tais mudanças, é como manter um padrão. Soa normal, responsável, certo... soa bem.
Mas a frase é mais profunda que isso, falta o complemento: "O sensato se adapta ao mundo, o insensato tenta adaptar o mundo a si mesmo... Logo, toda mudança no mundo depende do insensato". Profundo!
Segundo o dicionário Aurélio, Insensato é "Falta de senso ou razão; Louco, insano". E é aí que começamos a pensar.
Juntando a frase mais a definição, o que temos?
Pensou? Eu passei meses pensando sobre isso, não pensando direto claro, de pouco em pouco. Mas vamos voltar ao assunto.
Bom, o que eu consegui pensar foi: "Então se toda mudança no mundo aconteceu por causa dos insensatos, então Galileu, tentando provar que a Terra é redonda e que ela gira em torno do Sol e não o contrário; algum homem das cavernas, que inventou a roda, tendo menos trabalho no transporte das coisas; Bill Gates, que foi um dos responsáveis pelo computador virar pessoal; todos eles foram insensatos".
Tá, mas quem é que vai pensar que uma dessas pessoas tem falta de senso ou razão, que essa pessoa é louca, é insana? Só alguém realmente insensato.
O que me faz pensar é que tais definições só estão incompletas, ou que a minha interpretação tá errada... Pode ser.
Mas o que eu fiz foi ser sensato, eu me adaptei a essa contradição. Eu concordo totalmente com a frase e também com a definição.
É o seguinte, ser sensato é bom. Ser insensato é insano mesmo, mas ser só um pouquinho insensato, pra mim, é totalmente aceitável, mas com algumas restrições, como não fazer mal a ninguém ou não fazer qualquer coisa que você vá se arrepender profundamente mais tarde, durante esse intervalo de insensatez.
Posso dizer que é um risco mesmo, mas foi assim, arriscando, que muitas pessoas conseguiram sair do nível "normal" pro nível "bom" e algumas até pro nível "ótimo" e outras poucas, quem sabe, pro nível "semi-Deus". E outras se rebaixaram, pois é o risco.
Esse assunto me faz lembrar de frases que eu sempre lembro, uma eu vi no mesmo livro, era algo como "Aqueles que seguem a multidão nunca serão seguidos por ela"; e uma outra que uma conhecida minha me falava bastante e que eu adaptei pra mim mesmo já faz um tempinho. Ela dizia "A ignorância é uma benção", e eu adaptei para "A ignorância é uma benção. Então se dê ao luxo de ser ignorante de vez em quando e seja feliz!".
E é isso aí, esse é um dos segredos que está na minha lista de como ser descolado: "Ser insensato sensatamente".

2 comentários:

  1. O que você acha do Ganso estar querendo se transferir para a Europa? Insensatez por parte dele?

    ResponderExcluir
  2. Desde o ano passado eu já acho que o estilo de jogar dele não combina com o Brasil. Gostaria de ver ele no Milan, como um novo Kaká. Ele merece.
    Logo, acho sensato ele ir pra Europa, sinto que ele tá preparado, porém se ele continuar no Brasil, vai continuar sendo muito diferenciado.

    ResponderExcluir