segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Poder da Moda

Já ouvi falar em certas coisas que conseguem manipular totalmente o ser humano, essas coisas são o relógio e o dinheiro. Mas depois de filosofar um pouco, eu incluiria a moda nessa lista.
Como eu disse, eu filosofei pouco, então muito do que vou escrever aqui é pensado na hora, sem muitas bases firmes.
Ok, eu estava pensando em como a moda, as tendência, podem ser tão poderosas e influenciar tanto as pessoas, sem elas se darem conta, sem eu me dar conta, até começar a pensar nisso.
E lembrando que a moda não se refere só a como se vestir, mas também em que produtos usamos, o que comemos, gírias, etc.
Um exemplo que vejo hoje são os filmes 3D, mesmo eu nunca tendo visto nenhum até hoje, mas a tendência é que o 3D ganhe cada vez mais espaço, deixando o convencional ultrapassado, até que o próprio 3D se torne o convencional, quem sabe.
Enfim, a moda influencia diretamente em como as pessoas agem no dia-a-dia. Vamos imaginar um dia comum pra alguém bem dentro da moda: A pessoa acorda cedo, toma banho em seu chuveiro com aquecimento solar, pois é ecológico e ser ecológico está na moda, toma seu café da manhã saudável com frutas, leite de soja, pão integral e manteiga light, pois cuidar da alimentação também está na moda, então veste sua roupa da moda e vai trabalhar na sua empresa de engenharia civil ou ir pra faculdade de publicidade, imaginando ser uma sexta-feira, mais tarde sai com os amigos pra um bar ou balada, ou ambos, fica com alguém, sem compromisso, e depois volta pra casa, acessa o facebook e checa os e-mails em seu notebook e vai dormir.
Talvez eu tenha exagerado um pouco, mas vamos analisar melhor o que aconteceu. Acordar cedo pra trabalhar ou estudar é uma tendência de muito tempo já, só de um tempo pra cá que começou a ser possível fazer essas coisas a noite, mas se limita muito à cidades grandes só. Ser ecológico e ter uma alimentação saudável é tendência de que queremos uma vida melhor, num mundo melhor. Podemos dizer que essas são tendência inocentes.
Já se vestir melhor, ter coisas materiais da moda, entrar pra rede sociais que tão na moda, já dá pra sentir uma manipulação.
O famoso bullying, que aliás está na moda falar dele, se aplica a questões de moda também. Por exemplo num colégio de classe alta, Um menino que não tem um tênis, ou relógio da moda pode sofrer algum bullying, logo, pra se sentir incluído ele vai querer ter um também.
Acredito que a questão de "estar incluído" é um dos ponto-chave do poder da moda. Estar incluído é uma chance maior da maioria das pessoas gostarem de você, de não te excluírem, de combinar com a sociedade que você quer ou já faz parte. Estar incluído facilita você a fazer amigos, a conseguir um emprego, e outras coisas que não consigo pensar agora.
Mas assim como o relógio e o dinheiro, a moda é uma manipulação que a gente se acostuma querendo ou não, uns mais, outros menos.
E o que podemos fazer em relação a isso? Bom, o que eu faço é pegar só as coisas que eu realmente gosto da moda e tentar tirar o maior proveito disso. Já para os leitores publicitários e interessados, eu descobri um emprego não tão novo assim, os cool hunters, que tão sempre a procura de novas tendências, para depois lançarem elas, e ganhar em cima disso. Recomendo uma pesquisa sobre eles.
E é isso aí, apesar de eu falar de moda como uma manipulação, no geral eu gosto dela, deixa o mundo mais legal, mais bonito, dependendo da moda, claro.

Um comentário: