terça-feira, 29 de março de 2011

[Case] BMW - The hire

A BMW (Bayerische Motoren Werke AG ou em inglês Bavarian Motor Works) foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a lançar uma campanha de vídeo bem-sucedida. Em 2001, a empresa contratou alguns dos mais importantes diretores de filmes de ação de Hollywood, como John Woo, Guy Ritchie e Ang Lee, para a criação de filmes apresentando os carros da empresa e estrelando artistas como Mickey Rourke (Homem de Ferro 2), Gary Oldman (o eterno Arnold), Madonna e etc. A série de filmes foi intitulada The hire.

Foi utilizada uma estratégia diferente do normal para a divulgação da série, afinal, normalmente, um anunciante gasta 10% do seu orçamente para produzir um comercial, enquanto reserva os outros 90% para a divulgação através dos mais diversos meios, como TV, Cinema, Outdoors, Rádio, etc. Nessa estratégia, a BMW fez o oposto, gastando 90% do orçamento para a produção da série (afinal, foram 8 vídeos de cerca de 8 a 10 minutos com toda uma equipe de Hollywood) e 10% para a divulgação. Para divulgar a série, a BMW convidou os telespectadores a visitarem o site (na época bmwfilms.com) através de anúncios de trailers dos filmes na TV e também no cinema.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi o fato da BMW dar total liberdade para os diretores. Segundo Mitch Kanner, profissional de marketing de entretenimento em Hollywood, “se nós pegarmos os filmes da BMW, desenvolvidos como integração de marca, eles são perfeitos. Não há nunca um único plano em que o carro apareça bonitinho, ninguém fala nada a respeito das qualidades dele, e mesmo assim o que eles fizeram exibe a personalidade do carro em todos os seus quesitos de modo perfeito. Veja o filme Barril de Pólvora. Ele trata de um massacre devastador de mais de cem pessoas, não há um único plano elegante do carro. A vítima sangra por todo o veículo, a profanação é total. Porém, no fim das contas, quando você se dá conta que acabou de assistir a um filme da BMW diz: ‘Puta merda, o carro é bom mesmo.’”

E de acordo com a agência de propaganda Fallon, mais de 55 milhões de pessoas assistiram à série. “Pesquisas com consumidores indicaram que a imagem da BMW foi fortalecida, especialmente entre compradores jovens, e também que o carro passou a fazer parte de mais listas de desejos de compra dos consumidores. As visitas às concessionárias subiram espetacularmente e – mais importante – o mesmo aconteceu com as vendas nos Estados Unidos. A BMW vendeu um número recorde de 213.127 veículos em 2001, 12,5% a mais do que no ano anterior, e depois bateu o próprio recorde em 2002 e 2003.” – Scott Donaton.

Confira os 8 vídeos no link abaixo:

http://www.bmwblog.com/2009/08/25/video-collection-bmw-films-the-hire/

3 comentários:

  1. A propaganda do menino Darth Vader é da BMW não é IAN?

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  2. Essa do menino Darth Vader é da Volkswagen, e foi um dos comerciais que passaram no SuperBowl (que chegou a custar até $3.000.000 por veiculação)

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  3. Só ilustrando... comercial da Volks:
    http://www.youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0

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