segunda-feira, 28 de março de 2011

Exportações de Minério de Ferro


Boa Noite!!

Como o Yukio lançou o tópico “O Brasil tem alguma chance?”, fiquei pensando sobre o que escrever e logo pensei na exportação de minério de ferro e como vem crescendo nesses últimos anos Procurei assim alguns dados e uma experiência que vivi quando estava trabalhando nessa área na Clariant.

Hoje em dia o minério de ferro é com certeza um das principais fontes de exportação no Brasil, chegando a US$ 28,5 bilhões em 2010. Brasil já é um dos maiores exportadores de minério de ferro ao lado da Austrália, que se não me engano o Brasil a ultrapassou em 2010. A Vale é a maior produtora de ferro do país responsável por 80% das exportações e o Brasil conseguiu se tornar o maior exportador de minério para China. As expectativas são que até 2014 o Brasil poderá dobrar sua produção de minério de ferro, e já para 2011, a produção de minério de ferro no País deverá crescer para 420 milhões de t contra 370 milhões de t em 2010. O minério de ferro representou 82% das exportações minerais do País em 2010 e ainda se espera que o Brasil atinja autossuficiência em cobre ao final de 2011.

Avaliando esses dados considero que é uma área estamos bem, lembro que quando estava na Clariant em 08/09 na época da crise mundial a área de mineração foi a primeira a ser atingida, muitas mineradoras ficaram meses sem produzir, mas eles sempre diziam que assim que o mercado voltasse a aquecer a mineração ia ser uma das primeiras a retomar a atividade com tudo. E como pode ver 2010 foi um ano ótimo e acredito que cada vez mais essa área é uma que tem muita a crescer, não só com minérios de ferro, mas também o cobre citado acima.

Eu acho que vou fazer Engenharia de Minas, viu?? Hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário