sábado, 26 de março de 2011

[Livro] A Estrada

Olá, este o meu 1º post, então vou logo mandar meus agradecimentos para o Mikhael pelo convite.

Agora eu vou colocar um resenha que fiz para um livro ao qual eu recomendo: A Estrada, de Cormac McCarthy.

Vale lembrar que em 2010 estreou um filme baseado no livro, e temos no elenco: Viggo Mortensen (O Senhor dos Aneis), Robert Duvall (Obrigado por Fumar), Charlize Theron (Hancock) e Guy Pearce (O Discurso do Rei).




MUNDO APOCALÍPTICO:
A esperança é tudo o que resta na jornada de um pai e filho.

Segundo Cormac McCarthy, quando não houver mais nada pela frente, nem mundo e nem sentido de viver, o que o homem deve fazer? É simples. Ele deve seguir em frente assim mesmo. O livro retrata uma história entre pai e filho perdidos numa jornada em uma terra devastada por uma apocalipse. O que os deixam vivos nesta jornada é o fato de o pai proteger o filho perante a intensa violência, enquanto o filho retribui mostrando laços afetivos. A Estrada é o décimo romance de Cormac McCarthy, vencedor do Prêmio Pulitzer de 2007.

Com Todos Os Belos Cavalos McCarthy vendeu bem. Mas com A Estrada, ele conseguiu muito mais, fazendo o livro virar um best seller. Isto se deu graças à um episódio diferente do normal, quando o autor, conhecido por não se expor à mídia, aceitou dar uma entrevista a um programa de televisão. A apresentadora era simplesmente Oprah Winfrey, apresentadora de grandíssima influência nos Estados Unidos, e também considerada a mulher mais rica do mundo, de acordo com uma lista publicada pela revista "Forbes". E foi graças a este episódio inusitado que McCarthy fez a publicidade de seu livro e ganhou a aceitação da crítica.

Segue um trecho retirado do livro: “Com a primeira luz cinzenta ele se levantou e deixou o menino dormindo e caminhou até a estrada e se agachou e estudou a região que fi cava ao sul. Árida, silenciosa, sem deus. Ele achava que o mês era outubro, mas não tinha certeza. Fazia anos que não tinha um calendário. Estavam seguindo para o sul. Não haveria como sobreviver a mais um inverno ali”. O livro é sombrio, com cenários misteriosos, com uma história de dar pesadelos. Com o pai querendo proteger o filho a qualquer custo, buscando a sobrevivência em cada dia e na procura de comida que cada vez está mais escassa, ele sabe que a sorte um dia irá acabar e então se prepara para o momento em que morrer será o melhor caminho para não sofrer.

Enquanto o pai é o “herói” desta história, não podemos dizer o contrário do filho, pois é no filho que o pai encontra forças para sobreviver. E este livro passa a mensagem que o bem acaba prevalecendo, mesmo devido à gigantesca intensidade de um mundo cheio de terror espalhado. E eis que você se pergunta: Será que um dia chegaremos a este ponto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário