terça-feira, 28 de junho de 2011

O Brasileiro e os Espaços Públicos

Recentemente, postei a seguinte mensagem no Facebook: "Além do Não Curtir, o facebook tava precisando do botão F$%#-se. Post idiota tolerância zero." . As reações foram diversas. Algumas pessoas concordaram plenamente, outras sugeriram que eu bloqueasse os autores dos "posts idiotas" e outras vestiram a carapuça e provavelmente me bloquearam. Foi um post bem polêmico.


Pra começo de conversa, o post não foi direcionado a ninguém em particular. Foi um desabafo motivado pelas vezes que eu entro a noite no Facebook e me deparo com uma tonelada de "posts de rotina": Acordei, dormi, cai, almocei, etc etc. São situações que carecem da novidade ou excepcionalidade que as façam valer a pena em compartilhar. 

Eu mesmo já postei coisas do tipo e não pretendo ser o cara mais legal e criativo do Facebook e sei que todas as pessoas tem algo interessante a oferecer nos seus Murais. Por essa razão, eu considero que a opção de bloquear é a mais intolerante já que parte do princípio de que todas as pessoas são fúteis em 100% dos posts. Não estou em busca da unanimidade, mas da reflexão.

Refletindo melhor sobre o assunto, cheguei a uma hipótese sobre o assunto. O brasileiro, não sabe  se portar em espaços públicos, nem mesmo os virtuais. Há tempos que eu observo os comentários nas notícias de sites jornalísticos como Terra e percebo que a intolerância e imposição da opinião através da força ou da má-educação é a regra. Eu recomendo fazerem um teste: Abra qualquer notícia no Terra e leia os comentários. A intolerância, em suas mais diversas vertentes, impera. Um espaço público, como o Mural do Facebook, é um espaço em que essa tendência de não respeitar o coletivo aparece claramente.

Eu percebo que as pessoas não se perguntam: "Será que isso trará algum bem (informação, humor, inspiração, amor, etc etc) para meus amigos?". Elas simplesmente acreditam que as vidas delas é tão importante de maneira que todos tenham que testemunhar seus movimentos diários. Daqui a pouco elas estarão acordando de madrugada pra narrar os sonhos. 

Este blog é produto desse questionamento. Eu não achava justo, ou conveniente(essa é a palavra), que todos tivessem que compartilhar com minhas visões políticas ou opiniões mais polêmicas as quais não poderiam ser resumidas num post de Facebook, por isso decidi desenvolver melhor isso através do FST. Percebi que para os meus amigos, ter algum engajamento político poderia ser chato, por isso escrevo aqui.

Enfim, como espaço público virtual, o Mural do Facebook não dá espaços para censuras de quaisquer natureza e na verdade meu post será, simplesmente, mais um na multidão, mas se ele for útil para alguém aprender a se portar melhor, todos nós ganhamos.


9 comentários:

  1. Ótimo!!!
    Agora deu pra entender todo seu raciocínio.
    Já tinha vistos uns comentários no Terra, e a situação é triste mesmo, mas lembro de ver uns comentários bons raramente.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, os comentários do Terra são terríveis. Me lembro daquele ex bbb ficar de cadeira de rodas e ler comentários do tipo "ele era um babaca, merecido", lamentável. Como se alguém merecesse ficar naquela situação simplesmente porque você não gostava do jeito "mala" da pessoa.
    Quanto aos comentários do facebook, eu acho incrível as pessoas não evoluírem. Claro, quando se é adolescente acho normal reclamar todo dia das provas, reclamar de acordar cedo, adicionar mil amigos e ser o pop do orkut. Mas depois dos 20 anos continuar com essas atitudes, eu acho lamentável. Há tanta coisa a ser pensada, tanto a produzir, tanto a se discutir. É claro que nem todos posts precisam ser intelectuais, mas TODO dia você vai reclamar de estudar? TODO dia reclamar de acordar cedo?
    Será que não é hora de se acostumar ou então procurar algum estilo de vida que satisfaça você?
    E por fim os posts do tipo "quando eu era criança não tinhamos ipad, iphone, video game... jogavamos bola na rua, faziamos pega pega.. bla bla bla... se voce era assim coloque no seu mural"
    Pessoal, acorda, não existe uma infância melhor ou pior. Se for assim um espartano vai te achar um bunda mole e postar "na minha época a gente era treinado para ser um soldado, bla bla bla". E outra coisa, talvez você não esteja dizendo que sua infância foi pior, mas sim diferente. MAS ELA NÃO FOI! Nós já tínhamos video game antes, muitos já tinham celular desde os 12, 13 anos(isso na nossa geração), então pára de ficar copiando e colando tudo no seu mural.
    E se não gostou do comentário responda. Não vai postar no facebook "ai odeio certas pessoas"

    ResponderExcluir
  3. Você não concorda que as pessoas que postam esses tipos de assuntos que você criticou não são pessoas que precisam de uma certa aprovação pessoal por parte dos amigos? E por mais fútil que seja, por mais inútil que o post seja, elas postam essas coisas para atraírem E receberem a devida atenção?
    Eu concordo com o seu post, tanto no facebook quanto aqui no FSB. Acho uma inutilidade, e as pessoas poderiam usar esses meios de comunicação para coisas mais úteis, assuntos mais importantes do que simplesmente uma ação rotineira ou um assunto banal.
    Eu só me pergunto: Lá fora não é igual? Não seria uma questão mais abrangente ou isso é coisa de brasileiro mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Sua resposta foi pro MIke né Ian?

    Não sei se lá fora é igual, veja os posts dos meus amigos estrangeiros:
    - Bazen isleri yoluna koymak icin SIKMAYACAKSIN YUMRUGUNU acicaksin avucunu,,,,avucundakileri savuracaksin hayava BEKLIYECEKSIN,ama en onemlisi gordugune aldanmiyacaksin
    - Madem ki bu dunya bile yok olacak birgun sevginin bitmesine insan neden uzulsun ASK mi kaderi kovalar kader mi ASKI daha kimseler cozemedi bu bilmeceyi? Hamlet
    - กะว่าจะลดน้ำหนัก กลายเปนว่าเพิ่มขึ้นมาหลายเท่าตัว อิอิ
    Veja o que você acha.
    Mas enfim, falando mais sério, a parte da aprovação é verdade, com certeza essas pessoas fazem isso mais pra se enturmar. É que nem eu falei quando mencionei num post que reclamar do trabalho e da escola já é clichê. São coisas que as pessoas fazem só pra se enturmar, pra chamar a atenção dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Então Ian, eu pensei se isso não era coisa comum do Facebook, independente de país, mas não é. Os amigos que fiz nos EUA(americanos, coreanos e japoneses que não são melhores nem piores que nós) utilizam o Facebook de maneira diferente, postando situações novas ou pensamentos originais...sem copie e cole no mural sabe.

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse tipo de postagem é mais, como vocês disseram (principalmente o Ian), uma tentativa de interagir, começar uma conversa... um tipo de linguagem fática.

    Realmente falta um pouco de consciência sobre as possibilidades que essas redes sociais fornecem às pessoas, e como elas poderiam ser utilizadas para acrescentar conhecimento, gerar discussões ou outro tipo de interações "positivas". Isso já aconteceu (e continua acontecendo) com os blogs, o twitter, o facebook e continuará acontecendo com os próximos tipos de interações sociais, sejam elas pela internet ou fora dela.

    Cabe a nós selecionar o que é bom ou não, o que deve ser levado a sério ou não. Se é um amigo seu, que você tem adicionado, acho que o melhor caminho é relevar, já que o que pode não ter sentido pra você pode ser algo muito interessante para um determinado grupo de pessoas (você pode dizer: "então porque não se comunica por email, telefone, msn?" Mas ele tem o direito de se expressar, da forma que quiser e com o meio que achar mais conveniente).

    Se a pessoa não tiver comentários ou "likes" para aquela mensagem "idiota" ou menos produtiva, se ninguém interagir com ele, ele perceberá que a sua intenção não foi atingida, forçando ele a mudar de comportamento para receber a atenção que tanto deseja. Se estiver incomodando demais, dê um toque pra ele, de um jeito que faça ele perceber que pode contribuir de uma maneira mais produtiva. Em última instância, simplesmente use a barra de rolagem e passe para a próxima postagem.

    Sobre isso ser coisa de brasileiro, acho que talvez seja percebido assim porque, temos um grande número de pessoas com acesso à Internet no País e, obviamente, temos um contato muito maior com brasileiros, então isso nos atinge diariamente.

    Sobre os comentários do Terra, uma coisa que contribui pra esse mar de coisas bizarras é o anonimato. Com ele a pessoa se sente protegida pra verbalizar todos os seus preconceitos e ideias "não ortodoxas", além de se sentir o "macho alfa" nas discussões, algo que ele não faria na vida real com medo da aceitação das outras pessoas ou para não ser excluído do grupo de convívio social dele.

    ResponderExcluir
  7. Então Mikhael, mas seus amigos de fora são em número beeeeeem menor do que os daqui, eu imagino... talvez a gente perceba assim por causa da quantidade, não é?

    ResponderExcluir
  8. Não sei não Felipe, no meu eu percebo menos idiotisses por parte dos estrangeiros... mesmo sendo um número pequeno, é muita coincidência nesse número a gente não ver idiotisses.
    Eu quase não vejo.
    Mas pode ser coincidência também, isso pode.
    Eu acho legal você soltar coisas tipo nosso amigo que colocou "Meu facebook deu uma de ___ e saiu adicionando todo mundo", ou aqueles comentários "que m... de twittada é essa". Tá, vão falar que é besteira, é baixar o nível, mas tem hora que a gente tem que soltar um "aham senta lá claudia"

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com quase tudo que falaram aqui, mas ainda assim queria destacar que o ponto que eu levantei diz respeito à posturas pré-postagem e não pós-postagem. Minha dúvida é: O cara que posta uma coisa que ele percebe mais tarde ser chata, idiota, inconveniente, etc. Será que ele não poderia ter feito o questionamento antes?

    ResponderExcluir