terça-feira, 14 de junho de 2011

O crime aqui é normal?

A essência desse post é um texto que Roberto Pompeu de Toledo publicou na revista Veja dessa última semana. Acho a leitura desse texto muito recomendável:


Um resumo rápido é que ele fala sobre 2 crimes, de 2 pessoas conhecidas e o desenrolar da história até acontecer a condenação final. No caso de Strauss-Kahn, condenado por estuprar uma empregada, e no caso de Pimenta Neves, condenado pelo assassinato da ex-namorada.
A justiça nos EUA levou 48h desde o ocorrido, ou pelo menos desde que ficaram sabendo do estupro até que Kahn fosse preso, até onde eu sei, por definitivo (me corrijam se eu estiver errado). Já Pimenta Neves, levou onze anos até ser condenado por definitivo. Nesse tempo ele ficou um tempo na cadeia, foi solto, etc, como vocês poderão ler no link que passei.
O que eu gostei no texto do Roberto, foi a parte que ele falou que lá os criminosos são punidos de um jeito que todos possam ver, eles dão o exemplo, é como passar a mensagem "Faça a coisa errada e você se ferrará.". Enquanto aqui, nesse caso do Pimenta Neves pelo menos, uma mensagem que eu pego é mais ou menos "Faça a coisa errada, contrate um bom advogado, tenha sua pena diminuída, consiga habeas corpus, blá blá blá... e no máximo passe 2 anos na cadeia"... um pouquinho exagerado.
Mas pensando nos últimos anos, até conseguimos ver alguns crimes que foram julgados com mais rapidez, não tanto como nos EUA. Como o caso Isabella Nardoni, e o da Suzane von Richthofen.
Como eu citei no meu post sobre os pedágios, a justiça aqui é muito bagunçada, permitem que os advogados consigam manipular muito bem os vários recursos existentes, como o Roberto diz em seu texto, fazendo com que milhares de processos sejam atrasados indefinitivamente, às vezes até forçando acordos, como num quadro do Fantástico, para que o processo tenha um ponto final, enquanto os envolvidos estejam vivos, porque pode levar anos.
O meu maior medo disso tudo é que, ao meu ver, aquela coisa de "O crime não compensa" não é claro aqui. Imagino aquelas cenas de filme onde tem um anjinho e um diabinho, um em cada ombro da pessoa, o diabinho tem muito mais motivação aqui. O ambiente influencia na formação do caráter da pessoa.
Não conheço muito do assunto, mas acho uma coisa clara, o sistema legislativo e judiciário daqui precisa de uma reforma, isso já faz tempo, e eu não vejo nenhuma previsão de que isso vá acontecer, então por quantos anos ainda a nossa justiça será uma fiasco?

Um comentário:

  1. As vezes eu concluo que os nossos advogados e juízes são os mais competentes e profissionais do mundo, afinal eles, respectivamente, se apoiam e aplicam a lei mesmo que suas posições sejam as mais absurdas para o senso comum. Eu acredito que o problema é a lei, não quem está ligado a ela de maneira mais próxima.

    ResponderExcluir