quarta-feira, 1 de junho de 2011

São Paulo e a Copa. Tiro no pé?

Nessa semana, finalmente começaram as obras no estádio que abrigará a Copa do Mundo em São Paulo. Na verdade só a terraplanagem, que deve durar 3 meses até que comece de fato a construção.
A boa notícia aqui é que parece que agora vai. Pelo menos teremos, espero, um estádio em nossa cidade.
Mas o ponto que eu quero destacar é sobre o Centro de Imprensa, conhecido como IBC (International Broadcast Center), que abriga a imprensa mundial durante a Copa. Será o Rio de Janeiro que abrigará o IBC, o que me deixou surpreso, já que São Paulo, a maior cidade da América Latina, com toda a tecnologia que tem aqui e etc, pra mim era favorita. Mas enfim, na notícia da Folha, o comunicado da FIFA justificando a escolha foi "a qualidade da infraestrutura, a variedade das acomodações e as atividades disponíveis na cidade". E tudo bem, sabemos que o Rio tem condições também e etc.
Mas aí vejo uma outra notícia, publicada no dia seguinte, que diz que SP festejou perder o IBC, justificando que sediar o Centro de Mídia traria prejuízos a mais.
Concordo que sediar o IBC traz gastos, mas por outro lado eu acho que essas pessoas que ficaram felizes ao perder isso, não sabem pensar a longo prazo. E também me faz suspeitar que por causa disso, pessoas tenham feito "corpo mole" pra que SP perdesse.
Por isso o título do post. Me pergunto se SP não tá dando um tiro no pé nesse caso. Acredito que bons publicitários conseguiriam trazer muito lucro pra cidade com o IBC aqui. Primeiro porque grande parte da imprensa não sairia da cidade, então haveria muitos noticiários ao redor do mundo sendo transmitidos daqui, São Paulo seria citada praticamente todos os dias nos noticiários.

Eu não tenho muita idéia de como o Brasil é conhecido lá fora, mas eu suspeito que o Rio ainda é mais conhecido do que SP. E desse jeito, continuará sendo. Imaginem, o mundo veria imagens de SP, a ponte Estaiada, pessoas iriam finalmente ouvir falar de SP, e bastante. Mas agora parece que vai ser "normal". Teremos mais imagens das praias do Rio, do Cristo Redentor.
Bom, pra deixar claro, eu prefiro sim SP do que o Rio, nada contra, mas é isso. Prefiro e pronto.
Porém, coisas assim me desanimam a continuar gostando daqui. Como cidadão eu consigo imaginar o que o povo daqui vai perder. Sediar o IBC traria inovações "forçadas" pra cidade, já que o fluxo de gente aumentaria demais, teríamos muitas melhorias no transporte (viário e aéreo), no turismo, e infra-estrutura no geral.
Bom, e é isso, deixo aqui mais outro post com meu ponto de vista e minha indignação com pessoas que custam a querer um país/estado/cidade melhor, mas querer de verdade, que não fiquem só na intenção.

Um comentário:

  1. Bom, não tenho tanta base assim pra falar do assunto. Venho me informando bastante, mas é difícil estabelecer uma opinião concreta com relação à isto.
    Sou bem cético quanto à esses "lucros a longo prazo". Muito se fala sobre como a copa vai ajudar nosso país a longo prazo, mas já ouvi muitos e muitos economistas falarem que isso é uma farsa e que o prejuízo acaba sendo maior, e, levando em conta que a copa será em um país tão corrupto como o nosso, a afirmação deles deve valer.
    Quanto ao IBC ficar no Rio não vejo muito problema, não sei se o transporte em São Paulo realmente melhoraria por causa disso. É só um chute, ainda preciso me informar mais.

    ResponderExcluir